Acompanhar as crianças, adolescentes e os jovens, procedentes de famílias migrantes
Raiz Mirim é uma associação que trabalha com crianças, adolescentes e jovens de famílias
imigradas na Bélgica.
O projeto associativo busca alcançar um duplo objetivo: por um lado, colaborar no processo de integração de tais famílias no pais de acolhida e por outro, valorizar a cultura dos seus países de origem.
imigradas na Bélgica.
O projeto associativo busca alcançar um duplo objetivo: por um lado, colaborar no processo de integração de tais famílias no pais de acolhida e por outro, valorizar a cultura dos seus países de origem.
A associação foi criada oficialmente em Novembro de 2010, a fim de consolidar um projeto nascido em 2006, de um grupo de cidadãos e cidadãs belgo-brasileiros, reunidos no âmbito das atividades sócio-culturais das famílias migrantes, tais como a animação de oficinas sócioeducativas para as suas crianças, além de cursos de línguas para crianças, adolescentes, jovens e adultos.
A vertente infanto-juvenil desta iniciativa foi chamada Raiz Mirim. A palavra “raiz” significa “ramificação”, “origem”; quanto ao termo “mirim”, este faz parte do vocabulário tupi-guarani (a língua dos indígenas brasileiros) e significa “pequeno”.
A escolha deste nome não é aleatória, mas afirma um princípio de ação que valoriza a cultura de origem, favorecendo ao mesmo tempo o processo de integração no país de acolhida. Assim, ao lado da aprendizagem da língua francesa e as atividades de descoberta da vida na Bélgica, a associação também oferece cursos da língua portuguesa, tendo como base a sociedade e a
história dos países de origem das crianças participantes.
história dos países de origem das crianças participantes.
Dentro do contexto familiar, o aumento dos conhecimentos relacionados ao país natal é também importante para preparar um eventual regresso: uma parte das crianças de famílias migrantes econômicas voltará ao país natal, seja para acompanhar seus pais, ou impelida pela dificuldade de prosseguir seus estudos na Bélgica após a idade de 18 anos.
Favorecer a integração e a autonomia das crianças procedentes da imigração
Destinado em princípio às famílias de origem brasileiras, o projeto da associação abriu-se de forma bem natural à famílias oriundas de Portugal e da África lusófona; Recentemente, as aulas de Português também acolhem crianças que vêm de famílias belgas. Esta abertura para outros grupos e culturas é percebida de maneira positiva, e confirma o objetivo da associação que é favorecer a integração das crianças que frequentam nossas atividades, além de defender os direitos das crianças migrantes.
No entanto, atualmente a maioria do público inscrito em nossas atividades ainda é constituída de crianças de famílias brasileiras chegadas na Bélgica na condição de migrantes econômicos e cujos pais encontram-se em situação irregular no país.
Com pouco conhecimento a respeito da realidade belga, e menos favorecidos no acesso às atividades e serviços sócio-culturais e educacionais, estas crianças têm necessidade de uma oferta de atividades que contribuem para o seu sucesso escolar e que facilitem a sua integração e autonomia na sociedade. Para responder a este objetivo, a associação procura diversificar o seu público e propor atividades lúdicas e educativas que sirvam de apoio para conduzir as crianças a refletir sobre a sua situação atual e a preparar-se para situações futuras.
Uma atenção especial é dada aos projetos “de abertura”: trocas com outras gerações e grupos culturais, estudos e visitas, atividades que permitam conhecer outras realidades e modos de vida. Finalmente, os projetos são concebidos de forma a permitir e fundamentar a participação dos pais, parceiros incontornáveis neste trabalho de acompanhamento das crianças na sua
evolução.
evolução.
Ação concreta
Os projetos da associação Raiz Mirim apóia-se hoje inteiramente sobre o trabalho voluntário de 12 pessoas. A associação desenvolve uma parceria de proximidade com o Consulado Geral do Brasil na Bélgica.
Raiz Mirim beneficia, para a divulgação do seu trabalho, da colaboração da Revista Brasil Etc (publicação mensal destinada aos leitores lusófonos na Bélgica). O projeto da ASBL instaura-se através de dois tipos de iniciativas: uma série de oficinas sócio-culturais e educativas que se desenvolvem ao longo de todo o ano escolar (Projeto Raiz), e os cursos de línguas (Português e Francês). Há também eventos pontuais de caráter sócio-cultural, como o almoço beneficente anual ou o a Mostra de Cinema Brasileiro. As atividades da ASBL Raiz Mirim acontecem em dois sítios: em Saint-Gilles, Chaussée de Forest n° 199 e no Consulado Geral do Brasil na Bélgica, Rue du Trône, n° 108 , 1050 Bruxelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário